Vantagens e desvantagens do EAD

Fazer ou não fazer – essa é a questão que atormenta a maioria dos estudantes que estão pensando em buscar uma educação através do ensino à distância. Ao longo dos anos, a educação a distância de várias formas – programas de ensino à distância de universidades abertas, programas on-line e assim por diante, ajudou a concretizar as aspirações educacionais de alunos que não puderam participar de aulas em tempo integral e campus.

Vantagens e desvantagens do EAD — MSN

Os alunos muitas vezes têm receio de optar pelo ensino superior através do ensino à distância, pois não têm clareza sobre os prós e contras desta modalidade de ensino. É uma boa idéia entender as vantagens e desvantagens de se obter um diploma através de educação à distância antes de decidir se você quer ir para esse modo.

Você deve perceber que a educação a distância pode não ser a melhor escolha para cada aluno, mas entender suas vantagens e desvantagens pode ajudá-lo a decidir se o ensino à distância é ideal para você.

Vantagens do ensino à distância

1. Você pode buscar um emprego junto com os estudos: Uma grande parte dos estudantes que realmente optam pela educação à distância são aqueles que não querem desistir de seus empregos, mas querem uma educação superior também. A educação a distância vem como uma bênção para esses alunos. Você pode estudar nos finais de semana, quando está de volta do trabalho ou mesmo no meio da noite. Você começa a aprender enquanto ganha!

2. Você pode economizar dinheiro: Para qualquer programa, a taxa de um curso a distância (on-line ou não) pode ser muito mais acessível do que a taxa de um diploma regular no campus. Alunos que estão procurando opções economicamente viáveis ​​podem optar por um programa de ensino à distância.

Desvantagens do ensino à distânciaVantagens e desvantagens do EAD — MSN

1. Chances de distração alta: sem nenhum corpo docente em interação cara-a-cara e sem colegas de turma que possam ajudar com lembretes constantes sobre tarefas pendentes, as chances de se distrair e perder os prazos são altas. Você precisa manter-se motivado e focado se quiser concluir com sucesso seu curso de ensino à distância. A educação a distância não é uma boa ideia se você tender a procrastinar e não conseguir cumprir os prazos.

2. Custos ocultos: Embora o custo de um programa de educação à distância seja geralmente mais barato do que um programa normal, pode haver custos ocultos envolvidos. Por exemplo, se seu curso de aprendizado a distância for oferecido on-line, talvez seja necessário incorrer em algumas despesas iniciais, como instalar um computador e obter uma conexão confiável com a Internet. Você pode precisar comprar recursos adicionais, como uma impressora, uma webcam e assim por diante. Algumas despesas podem ser recorrentes, como custos de manutenção e eletricidade.

3. Qualidade do corpo docente comprometido: Muitas vezes considerado o menor primo do ensino regular, a educação à distância é frequentemente atormentada pela falta de membros do corpo docente de boa qualidade. Em outros casos, mesmo que o instrutor seja bom, ele pode não se sentir confortável em ensinar em um ambiente on-line. Às vezes, a tecnologia pode não fazer justiça à entrega e ao design do curso. Um aluno perde em todos esses cenários. Provedores de educação à distância devem perceber que não é a tecnologia, mas sim professores bons e eficazes que ensinam os alunos .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *