Conheça o Kefir: probiótico, o que melhora a flora intestinal entre outros

O kefir é probióticos (bactérias benéficas), é feito através da fermentação do leite, o tipo de espumante ou viscoso, ligeiramente efervescente. Há semelhante ao Iogurte, mas o seu valor nutricional e medicinal é muito maior. Assim como o iogurte, o kefir também é um alimento derivado da fermentação de leite, e não é mais do que um conjunto de micro-organismos. Este conjunto de microorganismos que contribuem para a cadeia, simbiose e as células do corpo humano, caracteriza-se pela formação de colônias de bactérias e leveduras, chamados grãos de kefir. O nome de mark palavra eslava Keif, que significa “sentir-se bem” ou “se sentir bem”. Também é conhecido por outros nomes: kéfer, kefyr, kiaphur, kepi, knapon.

O sentido se dá o fato de a bebida apresentar propriedades benéficas para a saúde, especialmente os efeitos probióticos.

Índice De Conteúdo

  • Fonte De Kefir
  • Qual a composição de Kefir?
  • Benefícios Do Kefir
    • Ótimo para intolerantes à lactose
    • A redução de peso e medidas
    • Síntese De Vitaminas
    • O sistema nervoso
    • Ajuda a combater o problemas intestinais e digestivos
    • Alguns benefícios gerais para a saúde:
  • Kefir: como fazer
  • Onde comprar Kefir?
  • Como preparar o Kefir em casa?
    • Qual é a quantidade de Iogurte é preciso tomar?

Fonte De Kefir

O kefir , que ocorrem nas Montanhas do Cáucaso, uma região, que marca a fronteira entre a Europa e a Ásia, e foi descoberto há alguns séculos atrás, era considerado um presente de Deus para os muçulmanos e o poder terapêutico tornou-se um respeitado no início do século XVIII.

Ele também ganhou o recente popularidade em outros países da Europa, e também o Japão e os estados unidos, principalmente devido a supostos benefícios para a saúde.

No Brasil, a produção de kefir é, essencialmente artesanal, no entanto, considerável progresso no sentido de atingir uma produção de iogurte em grande escala são.

Visualmente pode-se notar que os grãos de kefir apresentam uma estrutura irregular, que variam de tamanho, aproximadamente 3 a 7 milímetros, semelhante a uma couve-flor, textura plástica, opaca, ligeiramente transparente, que pode ser de coloração branca ou amarelada.

Seus micro-organismos, comunicam-se através de uma matriz de polissacarídeos com o nome de kefiran.

Tem um sabor ácido e é uma bebida levemente gaseificada, principalmente devido à produção de ácido láctico/acetato e de dióxido de carbono, respectivamente.

O kefir é um aliado na luta contra o suficiente o número de doenças e disfunções, sendo o “iogurte” é bom para a saúde e, além disso, no processo de emagrecimento.

Qual a composição de Kefir?

O kefir também fornece o fermento úteis como Saccharomyces kefir e Torula kefir, que dominam, controlam e eliminam as doenças causadas por leveduras (maus), presentes no organismo.

Há um grupo de bactérias, que não existem no Iogurte, como o Lactobacillus caucasus, Leuconostoc, e espécies de Acetobacter e Estafilococos.

Nutricionalmente falando, o kefir tem, essencialmente, os mesmos componentes, que serão encontradas na sua matéria-prima. Ou seja, se ele será de kefir feito a partir de leite de vaca, ele vai apresentar basicamente os mesmos nutrientes contidos no leite.

Mas pode ser uma tendência no aumento de qualquer vitaminas, por exemplo, a piridoxina (vitamina B6), ácido fólico (vitamina B9), cobalamina (vitamina B12) e biotina; ao mesmo tempo, em alguns casos, foi observado a redução da concentração de várias vitaminas, como tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), e o próprio cobalamina (vitamina B12).

Benefícios Do Kefir

Nosso sistema gastrointestinal é colonizada por bactérias diferentes, que é conhecida como a “flora intestinal”.

É normal que nem todas as bactérias que estão em nossa flora intestinal, são úteis. Para se ter uma idéia, acredita-se que o organismo de uma pessoa saudável tem cerca de 85% de bactérias benéficas e 15% de bactérias ruins.

No entanto, alguns fatores que podem reduzir a quantidade de bactérias benéficas e o aumento do número de bactérias ruins, tais como: alimentação desequilibrada, estresse, uso de antibióticos e doenças.

Conheça o Kefir: probiótico, o que melhora a flora intestinal entre outros — MSN

Os produtos que contêm bactérias vivas, tais como iogurte e kefir, são probióticos. Eles estimulam a proliferação de bactérias benéficas no dano das bactérias nocivas, o equilíbrio da flora intestinal e reforçar mecanismos de defesa do nosso corpo.

O kefir tem ainda várias vantagens, como:

Ótimo para intolerantes à lactose

Além disso, complementar o valor biológico das proteínas do leite, kefir , sintetiza o ácido láctico, o que reduz a intolerância à lactose e contribui para a inteligibilidade, mesmo em pessoas sensíveis ao leite de vaca;

A redução de peso e medidas

Suas proteínas são parcialmente digeridas e, tão fácil, que são utilizados pelo organismo, o que ajuda a acelerar o metabolismo, ajuda na redução de peso e circunferência abdominal, devido a bactérias, que estão presentes no kefir (L. plantarum, L. rhamnosus e L. gasseri). Além disso, ainda tem poucas calorias, 100 gramas de grãos de kefir contém um total de 37 kcal.

KEFIR: A EXPERIÊNCIA REAL

A prática de “boas” e “ruins” de pessoas comuns, que usam, aprendem e ensinam. Estamos aprendendo muito com eles, e você será também.

Síntese De Vitaminas

O iogurte ajuda na síntese de vitaminas do complexo b, a ativação do sistema imunológico, ativando o efeito desintoxicador (Vitamina K), também fornece a saúde da pele, pois contém a piridoxina (Vitamina B6) e o cabelo e as unhas devido a biotina (Vitamina B).

O sistema nervoso

Acalma o sistema nervoso, por causa de triptofano (aminoácido, ricamente kefir), muitas mulheres que sofrem de depressão, ansiedade e distúrbios do sono, assim como eles têm um efeito relaxante devido estimulam a produção de endorfinas e serotonina.

Ajuda a combater o problemas intestinais e digestivos

O kefir estabelece o equilíbrio da flora intestinal do intestino, eliminando as bactérias e leveduras prejudiciais, aumenta a população bacteriana benéfica e protetora, o que reduz os casos de colite, constipação intestinal, como diarréia, reduz o inchaço e melhora geral de todo o sistema digestivo, contar com a ajuda de 8 de levedura e 2 bactérias acéticas.

Alguns benefícios gerais para a saúde:

  • Aumenta a resistência a infecções, propriedades antifúngicas, antibacterianas e anticancerígenas;
  • Mesmoнчыны com problemas nas articulações servem por ser rico em cálcio;
  • Melhora o funcionamento do sistema imunológico da mulher, impedindo o aparecimento de candidíase, a diminuição da alergia.
  • Previne a osteoporose e o reumatismo devido oligoelementos: cálcio, ácido fólico e Vitamina B6;
  • Diminui a proporção LDL, o”colesterol ruim”, por conta da Vitamina B3 (Niacina);
  • Por ser rico em Vitamina B12, previne a pressão alta e ataques cardíacos;
  • Pode ser um adjuvante importante no tratamento do diabetes tipo 2;
  • Impede a bronquite e tuberculose ser rico em magnésio e vitaminas do complexo b;
  • Tem o efeito de “limpeza”, o que tem sobre todo o corpo da mulher, ajudando a restaurar o equilíbrio interno do ecossistema, o que permite uma óptima saúde e o aumento da expectativa de vida.

Resumidamente, podemos dizer que a micro-organismos a partir de Kefir são úteis para o organismo, principalmente porque, grosso modo, eles “devorar” os micro-organismos os maus, que estão presentes no nosso corpo.

Kefir: como fazer

O kefir pode ser feito a partir de qualquer tipo de leite de vaca, cabra ou ovelha, e o leite de outros animais, como, por exemplo, o camelo, búfalo, também pode ser utilizado para a sua produção.

Da mesma forma, substitutos do leite — como o ‘leite’ de nozes, ‘leite’ de soja ‘leite’ coco ‘leite’ figura ‘leite’ de manteiga de amendoim — também pode ser utilizado para a sua produção.

E, um detalhe interessante: o kefir, se produzido a partir de leite integral, é considerada a bebida mais alta qualidade, comparado com o que, que são feitos com leite desnatado, apresentando aspectos organolépticas (odor, aroma, sabor, textura) e mais agradáveis.

No entanto, existe ainda o kefir de água, que se alimenta do açúcar mascavo e pode ser usado para a fermentação de sucos de frutas ácidas.

Para fazer o kefir de água, você vai precisar de: açúcar, sem ferro e de água filtrada sem cloro; 3 colheres de sopa de grãos, 3 colheres de sopa de açúcar mascavo e meio litro de água filtrada, sem cloro. O tempo de fermentação é de não menos de 12 horas.

Onde comprar Kefir?

Ainda não é possível encontrá-lo à venda no mercado. O kefir é tradicionalmente gratis. Grãos de kefir multiplicam-se rapidamente, e chega um momento que ou você dá ou a necessidade de congelar o grão, para não jogar. De modo que, é tão vantajoso para quem dá e para quem recebe.

Existem grupos fechados no Facebook, o que pode dar.

Como preparar o Kefir em casa?

Para preparar o kefir em casa, coloque uma colher contendo grãos no leite (1 copo de 200-250 ml) em um recipiente de vidro limpo, cubra e deixe fermentar em temperatura ambiente (25°C) durante cerca de 24 horas.

Após a fermentação, a necessidade de se deitar no produto, para separar os grãos. O líquido resultante é o kefir, que pode ser consumido fresco, adicione as frutas, o açúcar, o mel, a canela ou detidas.

A maturação consiste em uma nova fermentação dentro de 24 horas ou mais até que a temperatura é de cerca de 10°C, apresentando aroma e sabor mais concentrado, é um produto específico.

O grão podem ser adicionados novamente mais leite, e o processo se repete várias vezes, lembrando que os grãos, sempre devem ser lavados em água após o uso, para manter suas propriedades.

Conheça o Kefir: probiótico, o que melhora a flora intestinal entre outros — MSN

Não precisa, não é o ideal, despeje todo o kefir antes de adicionar o leite fresco para a próxima festa.

É importante destacar uma parte do kefir (mais ou menos 1/3), a fim de obter leite fresco. Isso vai ser bom para a produção de grãos, que se multiplicam mais rapidamente, acelerando o processo de fermentação. Isso ocorre, porque ele reduz o ph do leite fresco (o que o torna mais ácido), o que reduz significativamente o número de microorganismos indesejáveis.

Se você receber de grãos através dos correios precisa dar um tempo para todas as bactérias e enzimas, voltando ao trabalho. Este tempo pode ser de 3 a 4 dias.

Durante este período, o leite pode ser assim, coe a cada 24 horas e descarte o líquido, que faz uma nova partilha. Se o feijão coagularem leite e tem um sabor parecido com o iogurte estará pronto para o consumo.

No kefir, leite não contém lactose, portanto, pode ser consumido por intolerantes.

Se todos os grãos que você comprou, será a água, estes reativam no mais curto espaço de tempo, talvez, no dia seguinte, já será possível coar e tomar kefir, você deve colocar os grãos em um recipiente com água e adicione o açúcar.

Qual é a quantidade de Iogurte é preciso tomar?

De preferência, para, inicialmente, começar a tomar uma pequena quantidade (cerca de 100 ml), para treinar o corpo e aumentar gradualmente, para assim evitar possíveis reações.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *