Governo Mauro demite equipe cirúrgica da Santa Casa na calada da noite

Na noite desta segunda-feira, 15 de agosto, toda a equipe cirúrgica da Santa Casa de Atibaia foi demitida, após concluir os serviços. Os médicos cumpriram toda a jornada de trabalho e sem aviso foram chamados no fim do turno e notificados da demissão, contou um funcionário da instituição de saúde, que não quer ser identificado com medo de perseguição.

Dez profissionais foram demitidos de uma só vez, todos com anos de atuação na Santa Casa de Atibaia. Médicos com anos de experiência e relacionamento com os pacientes.

Problemas de demissões e transferências de profissionais da saúde geraram muitos questionamentos para atual administração municipal desde o início do ano, onde a polêmica direção da Santa Casa criou situações constrangedoras com funcionários de todos os setores. As demissões aconteceram porque funcionários não compactuavam com as condições precárias de trabalho impostas pelo governo Mauro.

O interventor da Santa Casa, Lauro Takao Watanabe, nomeado em 06 de abril, por Mário Inui, prefeito em exercício na época, devido ao afastamento de Mauro por corrupção. Esse interventor foi o responsável pelas demissões. Segundo rumores que circulam no meio médico, Dr. Edison teria indicado esta nova diretoria da Santa Casa de Atibaia, o interventor e também o Diretor Técnico Dr. Antônio Rissoni Jr.

A Secretaria de Saúde gerou problemas também na transferência de médicos das Unidades Básicas de Saúde e Samu do Munícipio. Nos meses de abril e maio muitos funcionários foram demitidos.

Já na Santa Casa, sob o comando de Watanabe e Rissoni, segundo apurações, as demissões saem do âmbito médico, e além da quebra de contrato com médicos e enfermeiros, boa parte do setor administrativo da Santa Casa foi mandada embora nos últimos meses. As demissões de ontem também teriam partido dos dois.

Estas demissões, segundo pessoas ligadas a Direção da Santa Casa, aconteceu com o intuito de contratar uma empresa tercerizada. Empresa com sede em São Paulo, com médicos de outras cidades assumirá o comando do departamento cirúrgico.

Na tarde desta terça-feira, já havia médicos desconhecidos circulando pelos corredores da Santa Casa, provavelmente, membros desta empresa terceirizada. Nenhum comunicado oficial sobre a troca de médicos foi divulgada, nem para o corpo de funcionários da instituição, como para a população.

A demissão em massa causou revoltada na classe médica e em funcionários da Saúde. Precisamos que a população saiba o que está acontecendo com a Santa Casa. Estão sucateando isso aqui. As condições de trabalho são precárias e os maiores prejudicados com estas condições são os pacientes que precisam de atendimento. A madrugada toda não havia cirurgião na Santa Casa, isto é uma omissão. Graças a Deus nenhum caso grave deu entrada aqui. E os pacientes que contam com os médicos com quem têm um relacionamento de confiança?, declarou uma funcionária em conversa com o Atibaia News.

Até quando este governo vai agir por debaixo dos panos e nós cidadãos que pagamos nossos impostos vamos ser os últimos a saber. Eles admitem, demitem, contratam, descontratam, fazem como bem entendem, sem limites. Na saúde nós lidamos com pessoas e elas merecem respeito, desabafou um médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *