Terça-feira, 25 de Julho de 2017
Início / Notícias / Geral
Fonte:
26 de abril de 2017
Veja 10 alimentos com vitamina A que garantem a boa visão
A vitamina A atua na manutenção da visão, no funcionamento adequado do sistema imunológico, como antioxidante e mantêm as mucosas e a pele saudáveis
Postado por Jessica Silva
Foto: Shutterstock Foto: Shutterstock

 A frase “quem come cenoura não tem problema de visão” faz sentido. Isso porque o legume é um dos alimentos que contam com nutrientes que se transformam em vitamina A no organismo. “Uma cenoura grande, cerca de 100 gramas, contém 2025 microgramas de vitamina A e isso supre as necessidades diárias”, explica o nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo. “A vitamina A atua na manutenção da visão, no funcionamento adequado do sistema imunológico, como antioxidante e mantêm as mucosas e a pele saudáveis”, comenta.

A deficiência de vitamina A causa, entre outros, a hipovitaminose A, deixando crianças e adolescentes vulneráveis a doenças, interferindo no seu crescimento e desenvolvimento. A cegueira noturna é o sintoma clínico mais comum nos casos de hipovitaminose A, que, se não tratado, pode levar à cegueira irreversível. “Estima-se que, a cada ano, mais de 250 mil crianças no mundo desenvolvam essa doença em virtude do consumo inadequado de vitamina A”, explica o nutrólogo.

O excesso também pode causar problemas. “A vitamina A é lipossolúvel, ou seja, pode acumular no organismo, e, geralmente, ocorre por meio da suplementação em excesso”, comenta Alexander.

Fontes vão além da cenoura

A atenção dos pais deve se voltar para a recomendação da ingestão diária, que conta com valores diferentes para crianças e adolescentes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, dos 4 aos 8 anos, o consumo precisa ser de 400 microgramas (µg) de vitamina A por dia, enquanto que dos 9 aos 13 anos, 600 µg/dia. A partir dos 14 anos, a ingestão é de 900 µg para os meninos e 700 µg para as meninas. 

Por isso, o importante é manter uma alimentação equilibrada, e incluir fontes de origem animal, com bife de fígado, peixe, leite integral e gema de ovo, que apresentam boas quantidades da vitamina A. “Já as fontes alimentares de origem vegetal são denominadas de carotenoides de provitamina A, que se convertem no nutriente no interior do organismo”, comenta o nutrólogo.

Os alimentos de origem vegetal ricos em carotenoides são o azeite de dendê, as frutas e os vegetais amarelos e laranjas (batata doce, abóbora, cenoura, manga), além das folhas verdes escuras (couve, brócolis, escarola, espinafre).

 

 Terra

Compartilhe

0 Comentários

Escrever Comentário



(não será divulgado)







 
© 2009 MS NOTÍCIAS - Todos os direitos reservados