Terça-feira, 11 de Dezembro de 2018
Início / Notícias / Geral
Fonte:
10 de outubro de 2018
Dez receitas para você descobrir o que é que a banana tem
A fruta mais popular do Brasil pode se amplamente usada na culinária, rendendo desde doces simples até pães e delícias da alta gastronomia
Leni Barbosa

A banana é a quarta cultura mais importante do planeta, só perde para o arroz, o trigo e o milho. São conhecidas mais de 30 variedades de bananas, que podem ser consumidas in natura, assadas, fritas, cozidas, em doces, compotas, saladas, vitaminas com leite, entre outras.

A fruta é colhida ainda verde e quando conservada em temperatura ambiente, amadurece em alguns dias. Por serem leves e fáceis de digerir, a banana é indicada como um dos primeiros alimentos para os bebês.

O líquido acumulado entre as folhas e o caule das bananeiras é utilizado para aliviar dores resultantes do ataque das aranhas, vespas, escorpiões e até de cobra. A fruta pode também auxiliar no tratamento de certas enfermidades como reumatismo, artrites, prisão de ventre, diarreia, desidratação, doenças de estômago, fígado e intestinos.

De acordo com informações da Embrapa, o Brasil está entre os cinco maiores produtores de banana do mundo (é o quinto colocado), com uma produção anual de 7,19 milhões de toneladas. O País só perde para Índia (26,21 milhões de toneladas), Filipinas (9,01 milhões de toneladas), China (8,20 milhões de toneladas) e Equador (7,03 milhões de toneladas).

Propriedades nutricionais

Popular, saborosa e nutritiva, a banana é a fruta mais consumida no Brasil e no mundo, sendo um alimento energético, rico em carboidratos, sais minerais, como sódio, magnésio, fósforo e, especialmente, potássio. Apresenta predominância de vitamina A e C, contendo também as vitaminas B1, B2 e B6. Contém pouca proteína e gordura.

Atenção

Alguns grupos devem ingeri-la com muita moderação. Entre eles estão os obesos e os diabéticos. "A banana possui elevado índice glicêmico (IG), ou seja, faz o corpo produzir grande quantidade de insulina", alerta o médico Paulo Olzon Monteiro da Silva. Isso deve ser levado em conta porque a insulina é um hormônio que tem o poder de carregar o açúcar para dentro dos músculos na forma de glicogênio.

Receitinhas

Para que você possa tirar máximo proveito dessa fruta tão versátil, selecionamos algumas receitinhas. Corra para a cozinha e prepare verdadeiras delícias com a fruta. Sua família vai adorar!

 

Bolo mousse com banana

 


Tempo de preparo
0 h
20 min
Rendimento
18
porções
Preparo
fácil
 
Ingredientes
Para o pão-de-ló:

- 3 ovos
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 3 colheres (sopa) de Farinha de Trigo Fleischmann (20 g)

Montagem:

- 2 embalagens de Creme tipo Chantilly Sabor Chocolate Fleischmann bem gelado (200 ml cada)

- suco de 1 laranja

- 3 bananas nanicas

Decoração:

- raspas de chocolate branco

- raspas de chocolate ao leite
Modo de preparo
Faça o pão de ló:

- Bata os ovos inteiros com o açúcar até dobrar de volume (cerca de 10 minutos).

- Junte a farinha de trigo peneirada e misture delicadamente, fazendo movimentos de baixo para cima para que a massa não perca a aeração.

- Despeje sobre assadeira redonda (23 cm de diâmetro) untada e enfarinhada.

- Leve ao forno pré-aquecido (180°C) e asse por cerca de 7 minutos ou até que a massa fique levemente dourada.

- Desenforme sobre uma grade e deixe esfriar.

Para montar:

- Comece batendo o chantilly: coloque na batedeira o chantilly bem gelado e bata em velocidade média até formar picos firmes.

- Coloque a massa de pão de ló sobre o prato em que for servir, envolva com uma tira de acetato (30 cm de comprimento x 6 cm de altura), prendendo com uma fita adesiva.

- Molhe o pão de ló com o suco de laranja. Corte as bananas em fatias compridas e arrume sobre a massa. Por cima, espalhe o chantilly de chocolate, e leve para gelar.

- Antes de servir, polvilhe com raspas de chocolate branco mescladas com raspas de chocolate ao leite, retire a tira de acetato e sirva em seguida.

 

Pizza de banana

Tempo de preparo
0 h
0 min
Rendimento
1
porções
Preparo
fácil
 
Ingredientes
Massa:

- 2 tabletes de fermento biológico fresco (30 g)
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g)
- 1 embalagem de Quaker Aveia Sabores - Chocolate (250 g)
- 250 ml de água
- ½ colher (sopa) de sal (7,5 g)
- ½ colher (sopa) de açúcar (6 g)
- 1 colher (sopa) de óleo (10 ml)

Recheio:

- ½ lata de leite condensado
- 3 bananas nanicas em rodelas finas
- canela em pó a gosto
Modo de preparo
Massa:

Esfarele os tabletes de fermento com a ponta dos dedos ou de um garfo, junte a farinha e a aveia e mexa bem. Acrescente o sal, o açúcar, 250 ml de água, o óleo e misture bem com uma colher de pau até obter uma massa firme e pegajosa.

Transfira para uma superfície enfarinhada e sove-a por 15 minutos ou até obter uma massa lisa, macia e elástica (se a massa estiver dura e seca, acrescente água às colheradas durante a sova; se estiver muito pegajosa, acrescente um pouco mais de farinha).

Divida a massa em 3 bolas, coloque-as em uma superfície untada com o óleo, cubra com filme-plástico e deixe crescer em local aquecido por 30 minutos.
Abra cada bola na espessura de 3 mm e coloque em uma assadeira redonda para pizza (30 cm de diâmetro) untada com um pouco de óleo.

Preaqueça o forno na temperatura máxima (240 - 270ºC) por 10 minutos. Asse as massas, na grade debaixo - próximo à chama do forno, por 10 minutos ou até ficarem levemente douradas.

Recheio:

Espalhe o leite condensado por toda a superfície de um dos discos, distribua as bananas e polvilhe a canela. Abaixe a temperatura do forno para 180ºC e asse novamente por cerca de 5 minutos. Sirva em seguida.

Dicas: se preferir uma piza mais doce, você pode espalhar leite condensado sobre as bananas e depois finalizar com a canela em pó.

Monte as outras pizzas com o sabor da sua escolha. Você pode utilizar chocolate derretido com morango, brigadeiro, brigadeiro com coco seco em flocos, ou Romeu e Julieta (queijo cremoso tipo catupiry e goiabada).

 

Brigadeiro de Banana

Tempo de preparo
0 h
0 min
Rendimento
50
porções
Preparo
elaborado
 
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 6 bananas-nanicas maduras
- Margarina para untar
- Chocolate granulado para passar
Modo de preparo
- Amasse as bananas com um garfo e coloque numa panela com a margarina, o leite condensado e o chocolate em pó

- Leve ao fogo, sem parar de mexer, até desprender do fundo da panela

- Transfira para um prato raso e reserve

- Depois de frio, modele bolinhas com as mãos levemente untadas com margarina, passe pelo granulado e coloque em forminhas de papel

*O chocolate granulado pode ser substituído por raspas de chocolate branco

 

Pastel de banana assado

Tempo de preparo
0 h
0 min
Rendimento
24
porções
Preparo
fácil
 
Ingredientes
- 1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
- 1/2 xícara de chá de leite
- 2 colheres de sopa de Qualy cremosa
- 1 ovo
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 2 bananas cortadas em rodelas
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 gema para pincelar
Modo de preparo
Numa tigela, misture a farinha de trigo, o leite, a margarina, o ovo e o açúcar até formar uma massa homogênea e macia. Com as mãos, molde uma bola e coloque-a sobre uma superfície lisa.

Pré-aqueça o forno em temperatura média (200 ºC). Com ajuda de um rolo de macarrão, abra a massa e corte-a com um cortador circular (cerca de 8 cm de diâmetro). Recheie cada círculo de massa com uma rodela de banana. Misture o açúcar com a canela e polvilhe sobre ela. Feche os pastéis pressionando com os dentes de um garfo.

Numa assadeira, distribua os pastéis e pincele a gema. Leve para assar por alguns minutos ou até ficarem com a superfície dourada.

 

Pie da preguiçosa


Tempo de preparo
1 h
10 min
Rendimento
16
porções
Preparo
fácil
 
Ingredientes
Massa

- 150 g de manteiga à temperatura ambiente
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 ovo
- 2 xícaras e meia (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de maizena
- meia colher (chá) de fermento em pó
- 1 colher (chá) de canela em pó

Recheio

1 lata de leite Moça
2 gemas
5 colheres (sopa) de suco de limão
4 bananas-nanicas cortadas em rodelas
Modo de preparo
Massa:

Bata a manteiga na batedeira com o açúcar e o ovo até formar um creme. Sobre este creme peneire todos os ingredientes secos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Forre o fundo de uma fôrma de aro removível (24 cm de diâmetro) com metade dessa farofa e reserve o restante.

Recheio:

Misture o leite Moça com as gemas e o suco de limão. Espalhe metade desse creme sobre a farofa que está na fôrma. Coloque sobre o creme metade das rodelas de banana, mais creme e o restante da banana. Cubra tudo com a farofa restante e asse em forno médio (180°C), pré-aquecido, por cerca de 40 minutos. Sirva morna ou fria.

 

Bolo de Banana

Tempo de preparo
0 h
20 min
Rendimento
10
porções
Preparo
fácil
 
Ingredientes
Calda

1 xícara (chá) de açúcar

6 bananas-nanicas

manteiga para untar



Massa

1 lata de leite condensado

1 medida (da lata) de leite

1 colher (chá) de canela em pó

1 xícara (chá) de óleo

3 ovos

3 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de preparo

Calda

Em uma panela de fundo largo, coloque o açúcar. Leve ao fogo baixo e quando estiver bem dourado, junte 1/2 xícara (chá) de água fervente. Mexa com uma colher e deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar. Forre com esta calda uma fôrma retangular (23x32cm) untada. Corte as bananas ao 1/2 , no sentido do comprimento, distribua sobre a calda e reserve.

 



Massa

Bata no liquidificador o leite condensado, o leite, a canela, o óleo e os ovos. Coloque a mistura em uma vasilha e junte a farinha e o fermento peneirados, misturando bem. Despeje sobre as bananas carameladas. Leve ao forno médio-alto (200ºC), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até dourar. Deixe amornar, desenforme e sirva.

 

Banana Caramelada com Suspiro vai ao forno

Tempo de preparo
0 h
0 min
Rendimento
5
porções
Preparo
fácil
 
Ingredientes
- 5 bananas-nanicas
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de água
- 3 claras
Modo de preparo
1. Aqueça o forno a 180ºC (temperatura média).

2. Numa panela média, coloque a metade do açúcar. Leve ao fogo alto e, quando começar a formar um caramelo, retire do fogo e coloque a água de uma vez, com cuidado para não se queimar.

3. Abaixe o fogo para médio e, com uma colher, misture até dissolver.

4. Coloque as bananas neste caramelo e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos com a panela tampada.

5. Retire as bananas da panela e transfira para um refratário que vá do forno à mesa. Reserve.

6. Na batedeira, coloque as claras e bata até o ponto neve. Adicione aos poucos a xícara de açúcar restante, batendo entre cada adição.

7. Espalhe as claras por cima das bananas. Leve o refratário ao forno preaquecido para assar até que comece a dourar.

8. Retire do forno e sirva quente.

 

 

Compartilhe

0 Comentários

Escrever Comentário



(não será divulgado)







 
© 2009 MS NOTÍCIAS - Todos os direitos reservados