Domingo, 23 de Abril de 2017
Início / Notícias / Geral
Fonte:
5 de maio de 2014
Jardim de inverno garante espaços verdes o ano todo
Com criatividade, é possível criar um local com plantas em lugares onde sequer há terra ou grama
Postado por Lenix Barbosa

Dedicar um espaço, mesmo que pequeno a um jardim de inverno pode ser a melhor escolha para quem deseja ter a casa decorada com elementos da natureza em qualquer estação. 

Essa aposta tem sido evidenciada em muitos projetos de paisagismo justamente por agregar valorestético aos espaços. ''É possível criar um jardim de inverno até em locais onde não há terra, nem grama, pois existem diversos elementos a serem utilizados, como por exemplo, bancos, vasos de cerâmica, materiais rústicos e painéis de orquídeas'', diz a arquiteta paisagista Cláudia Brunetto, enfatizando que a criatividade é uma das ferramentas indispensáveis nos projetos. 
 

Reprodução



Porém, essa liberdade em criar um jardim de inverno não dispensa alguns requisitos básicos, que de acordo com Cláudia são: plantas próprias para umidade e locais com ventilação e iluminação. 

''É por isso que geralmente eles são projetados embaixo da escada ou em um fosso de luz, que ajuda a trazer iluminação para dentro de casa'', diz ela, reforçando também a importância de se trabalhar com plantas adequadas, já que o colorido das flores é substituído pelo das folhagens. 

paisagista Vera Ros, que atua em Curitiba, esclarece que não é qualquer tipo de planta que se adapta às condições internas da casa. De acordo com ela, a Palmeira Areca Trianda dá um ar tropical e é adequada para ambientes internos e com o pé direito alto. 

Já a Zamioculcas, espécie originária da África que também se adapta bem em locais fechados, possui umvisual exótico e, compondo com o contraste dos tons das folhas do Singônio, chama bastante atenção. Outra dica são as diversas espécies de Dracenas, com folhas extremamente vistosas. 

Em relação à manutenção, a paisagista Paula Godoy, que atua no interior de São Paulo, explica que para cada projeto de jardim de inverno existem cuidados específicos, porém simples. 

Segundo ela, uma das principais indicações são regas constantes. ''Nos meses mais quentes de 3 a 4 vezes por semana, nos mais frios, de 1 a 2 vezes por semana e as adubações devem ser constantes, pelo menos a cada 2 meses, intercalando adubações químicas com orgânicas para um desenvolvimento contínuo, bonito e saudável. Além disso, as plantas devem ser mantidas sempre limpas (sem folhas e galhos secos)'', diz. 

Outro detalhe muito importante é em relação aos acabamentos. De acordo com a especialista Cláudia, existem diversas opções no mercado, mas os mais utilizados são pedriscos, casca de pinus e argila expandida. ''Só um bom paisagista saberá indicar a vegetação e o acabamento adequados para um determinado espaço, mesmo que for em pequenos detalhes'', garante.


 

Divulgação



No projeto de Paula Godoy, o jardim é composto por vasos, forrações de casca de pinus, dolomita branca, granilha mista e pedregulho de rio, além das plantas Pleomele, Zamioculcas, Mini Antúrio, Echevéria, Ardísia, Ripsális e Peixinho


 

Divulgação



A paisagista Paula Godoy criou uma decoração de parede utilizando vasos de orquídeas e outras plantas para criar a ornamentação


 

Divulgação



Cláudia Brunetto aproveitou o espaço embaixo da escada e projetou um jardim de inverno com cactos e suculentas, preenchidas com pedrisco branco


 

Divulgação



Para o corredor de serviço, a arquiteta paisagista criou um painel de placas de fibra de coco e bambu, com orquídeas brancas


 

Divulgação



No jardim da suíte do casal, com pergolado de madeira, Cláudia escolheu trabalhar com materiais rústicos e plantas de sombra, como o Lambari Roxo e Samambaias suspensas



Plantas que podem ser utilizadas em um jardim de inverno: 

- Antúrio 
- Arália 
- Begônia 
- Cheflera 
- Clorofito 
- Costela de Adão 
- Filodendros 
- Jibóia 
- Helicônia (bananeiras) 
- Hera Inglesa 
- Hera Alemã 
- Lambari Roxo 
- Lírio da Paz 
- Palmeira Ráfia 
- Palmeira Chameadora 
- Palmeira Licuala 
- Maranta 
- Nandina 
- Orquídea 
- Renda Portuguesa 
- Samambaia 
- Singônio 
- Trapueraba Roxa 
- Zamioculcas

Compartilhe

0 Comentários

Escrever Comentário



(não será divulgado)







 
© 2009 MS NOTÍCIAS - Todos os direitos reservados