Quarta-feira, 16 de Outubro de 2019
Início / Notícias / Geral
Fonte:
25 de setembro de 2011
Homenagem Póstuma Doutor Lúcio Ferreira da Rosa
Médico extensionista, Amigo. (falecido em 08.09.2010).
Postado por Valdizar Barbosa

 

Mineiro de Camanducaia - MG, o médico Clínico Geral Dr.Lúcio Ferreira da Rosa nasceu em 08.11.1937, filho de Antonio Ferreira  da Rosa e Francisca Ferreira da Rosa, passou a infância e adolescência no Estado de Minas Gerais, depois estudou em São Paulo onde concluiu a Faculdade de medicina, pela USP aos 28 anos de idade.

 

A convite do ex-prefeito de Bataguassu Adonel Elias Barbosa (67/69 -77/83) “Dr. Lúcio” chegou em Bataguassu no ano de 1968, na época não tinha médico no município, assim como também não havia abastecimento de água, energia elétrica, etc. Os atendimentos aos pacientes eram realizados sob à luz do velho lampião a gás.

 

A pouquíssima infra-estrutura encontrada na época não o impediu de abraçar sua real missão.

 

No processo de colonização do município foi um verdadeiro extensionista.  Combateu doenças do moradores das matas, malária, tifo, verminoses, picadas de cobras (capitão do campo e cascavel eram as principais), prestava socorro imediato aos pobres, fez inúmeros partos, cesarianas e salvou muitas vidas.

 

Em 12,04.1973 foi nomeado, juntamente com a Assistente de Enfermagem Amélia Pereira de Souza Martins a atuar pela antiga FUSMAT – Fundação de Saúde de Mato Grosso.

 

Em Bataguassu, trabalhou na Santa Casa, Postos de Saúde, em seu consultório particular e também nos municípios vizinhos: Santa Rita do Pardo e Brasilândia – MS. Atuou na vida política, como vereador no período de 1992 a 1996, defendendo importantes projetos e ações em prol à saúde e desenvolvimento do município.

 

Foi casado com a Profª Ivone Moreira Ferreira da Rosa com quem teve os filhos: Antonio Ferreira da Rosa, Dentista, Jéferson Lúcio Moreira da Rosa, Dentista,  Ildeu Ferreira da Rosa Sobrinho, pecuarista; Bruna Ferreira da Rosa, Médica.; 04 filhos e 07 netos.

 

O médico, pioneiro, Dr.Lúcio Ferreira da Rosa não passou despercebido por esta vida, deixou em seu legado a marca de sua importante presença com o verdadeiro sentido de ser médico, qual seja o de ajudar o próximo, de curar o paciente e de pensar sempre no bem daqueles que lhes confiam a vida. Sempre desenvolveu e manteve duradouras e sólidas amizades e ainda acreditava ter o que aprender e que todo lugar é uma grande escola. Basta observar!


À Lúcio Ferreira da Rosa, pai, amigo, companheiro,  que nos concedeu o melhor de seu carinho e de sua humanidade, o nosso reconhecimento e eterna gratidão, pelo grande exemplo em favor da vida.

 

ACAB-Associação Cultura Artística de Bataguassu, Mato Grosso do Sul


 

 

Compartilhe

0 Comentários

Escrever Comentário



(não será divulgado)







 
© 2009 MS NOTÍCIAS - Todos os direitos reservados