Quarta-feira, 16 de Outubro de 2019
Início / Notícias / Saúde
Fonte:
21 de novembro de 2017
3 verdades e 1 mito sobre o açúcar!
por Roberta Cassani

 

No dia 14 de novembro comemorou-se o Dia Nacional e Mundial do Diabetes, iniciativa criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para incentivar os governos a implementar e fortalecer políticas para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações. O açúcar é um dos principais ingredientes que deve ser restrito a pessoas com essa doença, que é caracterizada pelo descontrole da glicose sanguínea. Veja três verdades e um mito sobre ele:

 

1. O açúcar refinado passa por um processo que há retirada de praticamente todas as suas vitaminas e minerais.

 

Verdade. Basicamente composto apenas por sacarose (glicose + frutose), o açúcar refinado é a opção que mais deve ser controlada na alimentação, principalmente de pessoas com diabetes.

 

2. Existem opções de açúcares mais recomendadas para a alimentação.

 

Verdade. O açúcar mascavo, demerara e de coco são opções que apresentam vitaminas e minerais, pois não passam por processo de refinamento. Contudo, são fontes de glicose do mesmo jeito e devem ser consumidos com moderação também. Pessoas com diabetes devem evitar.

 

3. O consumo de açúcar frequentemente e em grandes quantidades prejudica a saúde.

 

Verdade. A alimentação deve ter um equilíbrio racional. Não existem alimentos vilões, contudo, devemos ter consciência de que o excesso de açúcar traz malefícios à nossa saúde, como aumento de peso, alterações no metabolismo e prejuízos para a saúde dentária.

 

4. Se eu consumir açúcar vou ter diabetes.

 

Mito. Não é algo tão "simples". Diversos fatores contribuem para o desenvolvimento de diabetes, como estilo de vida (sedentarismo, hábitos alimentares inadequados), fatores genéticos e ambientais (principalmente para o diabetes tipo 1) e excesso de peso.

Existem opções mais saudáveis que podemos utilizar para adoçar os alimentos e bebidas, incluindo o mel, adoçantes naturais (xilitol, stevia) e frutas secas, como tâmaras e uvas-passas, que podem ser ótimas escolhas para as receitas que levam o açúcar!

 

 

G1 

Compartilhe

0 Comentários

Escrever Comentário



(não será divulgado)







 
© 2009 MS NOTÍCIAS - Todos os direitos reservados