Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017
Início / Notícias / Geral
Fonte:
10 de outubro de 2017
Confira o que abre e fecha no feriado prolongado
Postado por Jessica Silva

 

Foto: Edemir Rodrigues

O Governo de Mato Grosso do Sul informa os horários de funcionamento de serviços neste feriado prolongado de comemoração da criação do Estado, nos dias 11, 12 e 13 de outubro.

De acordo com o Decreto nº 14, assinado no dia 22 de fevereiro pelo governador Reinaldo Azambuja, o expediente do dia 13 de outubro de 2017, sexta-feira, será ponto facultativo, nas repartições públicas da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual. Assim, os servidores retornam na segunda-feira (16.10).

Conforme a publicação, os dirigentes dos órgãos e das entidades deverão garantir o funcionamento dos serviços essenciais como saúde e policiamento, nas datas fixadas no decreto e nos feriados municipais, por meio de escalas de serviço ou de plantão.

Confira abaixo os órgãos e as entidades da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual que terão horários e datas especiais de funcionamento.

Fachada do Hemosul, na Capital. Foto: Edemir Rodrigues

Hemosul

O Hemosul de Campo Grande atenderá em horário diferenciado no feriado prolongado da criação do Estado. Na sexta-feira (13.10), das 7h às 12h e, no sábado (14.10), das 7h às 12h. O hemocentro fica na avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304, no Centro. Somente na quarta-feira e quinta-feira (11 e 12.10) não haverá expediente.

No interior, todas os pontos de coleta do Hemosul estarão fechados neste feriado prolongado. O atendimento em toda a Hemorrede de Mato Grosso do Sul retorna ao normal a partir da segunda-feira (16.10).

Conforme o Hemosul, para atender os pacientes internados em Mato Grosso do Sul também está convocando com urgência os doadores de sangue tipo O- e O+. Todos os hospitais públicos e privados do Estado são atendidos pela Hemorrede de Mato Grosso do Sul. Pois, a necessidade da doação frequente é reforçada, uma vez que a produção de plaquetas tem validade de cinco dias. Assim, para atender os pacientes internados em Mato Grosso do Sul, o Hemosul está convocando doadores de sangue tipo O+ e O – .

Para doar sangue é preciso seguir algumas regras: estar com documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou a de motorista. Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: o menor de idade tem que ir acompanhado de um responsável legal ou então pode retirar na unidade de doação um modelo de declaração (também disponível no site), e levar o responsável legal assine e, então, reconhecer firma desta assinatura. Se o menor de idade for emancipado pode ir sozinho ao Hemosul e apresentar o documento de emancipação. Se for casado, levar a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação.

O doador tem que estar bem alimentado para doar sangue. Não se pode doar sangue em jejum. Mas deve-se evitar alimentos com excesso de gordura quando for realizar a doação. É recomendado alimentação saudável.

Agenfa

As Agências Fazendárias de Campo Grande e do interior não irão abrir durante o feriado, portanto, as emissões de guias deverão ser realizadas pelo site da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). 

Entrada da sede do Detran-MS, em Campo Grande. Foto: Chico Ribeiro

Detran

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) informa que não haverá atendimento ao público na quarta-feira (11.10), quinta-feira (12.10) e sexta-feira (13.10), devido aos feriados de criação do Estado, Nossa Senhora Aparecida e ao ponto facultativo, respectivamente.

O atendimento ao público volta ao normal na segunda-feira (16.10). Em casos de dúvidas, a população pode entrar em contato com o órgão pelos telefones 154 – na Capital – e (67) 3368-0500 no interior do Estado.

Atendimento Fácil

As unidades do Fácil – Atendimento ao Cidadão – ficam fechadas nos dias 11, 12 e 13 de outubro e voltam a funcionar somente na segunda-feira (16.10).

 

 

Beatricce Bruno – Subsecretaria de Comunicação (Subcom) 

 

Compartilhe

0 Comentários

Escrever Comentário



(não será divulgado)







 
© 2009 MS NOTÍCIAS - Todos os direitos reservados