Terça-feira, 19 de Novembro de 2019
Início / Notícias / Saúde
Fonte:
29 de agosto de 2019
Alimentação: o que comer e beber antes, durante e depois da caminhada
Nutricionista dá dicas de carboidratos, proteínas e líquidos para as refeições daqueles que vão encarar a Caminhada pela Vida ou que têm o hábito de praticar caminhadas
Leni Barbosa

 Algumas orientações nutricionais que devem ser levadas em consideração antes (um dia ou minutos), durante e depois da prática.

É importante fazer o carregamento de carboidratos, ou seja, consumir mais alimentos que possuam este nutriente. Desta forma, você iniciará a corrida com mais energia. No entanto, as reservas são limitadas e esgotadas de 1h a 1h30, dependendo da intensidade do exercício, e, por isso, é necessário estar atento às dicas de um especialista.

– Em primeiro lugar, a dieta tem que dar energia suficiente para a pessoa que irá praticar qualquer tipo de exercício. Primeiro, é importante que a pessoa não coma nada que seja diferente do que ele já está adaptada a consumir. Em segundo lugar, a hidratação é extremamente importante. Deve-se tomar água à vontade, em abundância, e isso deve ser colocado em todos os momentos da prática esportiva, antes, durante e depois. Hidratação é imprescindível – alertou a nutricionista esportiva Luciane Romero.

Segundo a especialista, a alimentação deve ser de fácil digestão, ou seja, pouco gordurosa. De preferência, a refeição deve ser rica em carboidratos, mas com moderação. Os melhores são os carboidratos complexos, que tendem a ter uma digestão mais lenta, porém, fornecem energia por mais tempo. Alimentos como batata-doce, pão, torrada e biscoitos, de preferência, não amanteigados.

– Além disso, a gente pode acrescentar as frutas, de preferência, pouco fibrosas, para não soltar o intestino, principalmente durante o evento. Uma fruta que complementa muito bem o carboidrato é a banana. A banana é uma fruta pouco aquosa e dá uma certa sensação de saciedade. Então, a pessoa pode comer, por exemplo, uma banana e uma torrada, uma banana e duas fatias de pão, e etc. Sempre atrelada a um alimento fonte de carboidrato – destacou.

Confira as dicas do que comer e beber no dia da caminhada (antes, durante e depois):

MINUTOS ANTES DA CAMINHADA

 

– Para o dia do evento, é importante que, pelo menos 30 a 40 minutos ou até uma hora antes da largada, a pessoa coma alimentos ricos em carboidratos, que ela já esteja acostumada a consumir, para ter energia durante o exercício. Lembrando que, quanto mais rápida a digestão destes alimentos, melhor – enalteceu Luciane. 

Alimentos fontes de carboidratos: frutas, mel, sucos de frutas, geleia, hortaliças B (legumes), hortaliças C (batata, aipim, inhame), cereais (arroz, macarrão, milho, quinoa, aveia), pães, torradas, biscoitos.

DURANTE A CAMINHADA

 

– Se a pessoa consumiu alimentos ricos em carboidratos naquele período de até uma hora antes da caminhada, às vezes, ela não vai precisar se alimentar durante o percurso. Porém, se o período do exercício passar de uma 1h ou 1h30, é ideal que ela faça essa reposição de carboidratos durante o trajeto. A maneira mais fácil de se fazer isso é por meio da utilização de bebidas que contenham este nutriente diluído em água, como por exemplo os isotônicos, que as pessoas costumam levar para as academias – contou a nutricionista esportiva.

Mesmo concluindo o percurso em menos tempo, a nutricionista ressalta que é de suma importância não esquecer de se hidratar, então, se possível, aproveite o kit atleta e leve consigo uma garrafinha com água.

DEPOIS DA CAMINHADA

 

– Depois de concluir o trajeto, é importante pensar na hidratação e na reposição rápida de carboidratos. Esta etapa visa repor os estoques de energia que a pessoa perdeu durante a caminhada, além de ajudar na regeneração muscular pós-exercício. Uma sugestão bacana seria a água de coco. Além de hidratar, ela possui uma certa quantidade de carboidratos que entram rapidamente pela corrente sanguínea. Porém, é importante consumir também outras fontes de carboidratos, como batata, mandioca ou uma tapioca – ressaltou a especialista.

A nutricionista ainda afirma que alimentos ricos em proteína também ajudam na recuperação pós-exercício. Então, se estiver próximo do horário do almoço, uma boa dica é consumir um ovo mexido ou um frango grelhado.

Serviço

A concentração da Caminhada pela Vida será na altura da Avenida 14 de Setembro com a Avenida Celestino Figueiredo.Segundo a organização, o objetivo do evento é promover o bem-estar e a qualidade de vida. Serão também disponibilizados serviços gratuitos de saúde, como testes de glicemia, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), de circunferência abdominal, cuidados com o peso, atividades de alongamento, prevenção de lesões, orientações sobre a saúde da pele, sobre DSTs/Aids, além de um circuito funcional, com diversas atividades, e ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

 

Ainda conforme a organização, estão confirmadas as presenças do ex-velocista Claudinei Quirino (prata em Sidney 2000), Bruno Lins (bronze em Pequim 2008) e Gustavo Araújo (ouro na Paralimpíada Rio 2016).

 

 

Compartilhe

0 Comentários

Escrever Comentário



(não será divulgado)







 
© 2009 MS NOTÍCIAS - Todos os direitos reservados