Quarta-feira, 20 de Junho de 2018
Início / Notícias / Política
Fonte:
12 de janeiro de 2017
Faremos um trabalho para a reconstrução de Três Lagoas, afirma o presidente da Câmara André

 André Bittencourt foi eleito presidente do Legislativo com apoio maciço dos demais parlamentaresAndré Bittencourt foi eleito presidente do Legislativo com apoio maciço dos demais parlamentares

 

Em entrevista para a Três Lagoas FM nesta segunda-feira (9), o presidente da Câmara de Vereadores de Três Lagoas, André Bittencourt (PSDB), afirmou que ‘se sente privilegiado’ por ter sido eleito de forma praticamente unânime como chefe do Legislativo nos próximos dois anos e que a aproximação com o prefeito Angelo Guerreiro (PSDB), ‘será fundamental e salutar’ para o desenvolvimento do município na próxima gestão. A primeira sessão legislativa do ano está marcada para o dia 7 de fevereiro, às 19h.

André tem 34 anos e é um dos parlamentares mais jovens a ocupar um cargo na Câmara Municipal. Começou na política em 2010, com o próprio Guerreiro, coordenando as campanhas dele para vereador, deputado e mais recentemente, prefeito. “Era um sonho poder representar Três Lagoas. E o que me deixa mais feliz é que em nenhum momento praticamos a política suja, do pedir algo em troca. Nunca houve troca! Fui eleito presidente da Câmara por minhas propostas de trabalho e pretendo honrar a confiança depositada em mim”, afirmou.

Bittencourt disse ainda que pretende fazer um trabalho voltado à população mais carente e que se sente privilegiado por ter sido eleito de forma expressiva. “A credibilidade que passamos durante a campanha, com propostas de trabalho, voltada 100% a população, foi determinante para que alcançássemos os resultados nas urnas. Mas hoje posso afirmar que estamos todos com o mesmo propósito: fazer o bem à cidade que nos escolheu. Todos fomos eleitos pelo povo e temos que retribuir esse voto de confiança”, avaliou.

Em relação às suas prioridades, disse que pretende criar leis para a atração de novas empresas, a geração de empregos, o aquecimento da economia e o crescimento ordenado da cidade. “Três Lagoas se destaca como geradora de oportunidades, mas não podemos nos acomodar. Uma cidade que oferece empregos, também apresenta demandas e temos que manter a atenção voltada à isso”, explicou André.

Ações estratégicas

O presidente da Câmara disse que desde o início do ano, promoveu inúmeras reuniões com os demais vereadores e que na última semana, passou a visitar as secretarias municipais, para conversar com os responsáveis por cada pasta e alinhar ações estratégicas. “Eu quis conhecer a atuação de cada um deles, até para cobrar isso depois. Essa é a função do vereador. Porém, confio muito no time atual e acredito que os secretários tem extrema qualidade. Estaremos à disposição para ajuda-los, quando iniciarem o plano de governo do prefeito”, disse.

O parlamentar foi além, dizendo que já solicitou relatórios e dados sobre todas secretarias específicas, como Saúde, Educação e Infraestrutura, consideradas estratégicas pelo novo chefe do Executivo. “Já visitei Unidades Básicas de Saúde com o prefeito e na semana que vem, vamos visitar algumas escolas municipais. Há muito que fazer, mas todos nós estamos com boa vontade. É uma missão a cada dia resolver os problemas da cidade”, reforçou André. E completou: “O prefeito acorda cedo e dorme tarde. E nós temos que acompanhá-lo! Ele é incansável e nós também teremos que ser”.

Concurso público

Bittencourt afirmou que chamará todos os candidatos aprovados no concurso público realizado no final de 2016, mas fará isso de forma gradativa. Disse que ainda está em processo de transição com o presidente anterior, Jorge Aparecido Queiroz (PSDB) – o Jorginho do Gás – e que é preciso ter ‘responsabilidade com o dinheiro público’. “Sabemos que os aprovados estão ansiosos, afinal, eles se prepararam para exercerem estes cargos. No entanto, vamos contratar conforme a demanda exigir e estamos sem espaço para receber mais funcionários. Será preciso concluir algumas obras já iniciadas nos prédios da Câmara”, explicou.

Sobre recursos, afirmou que pretende devolver à prefeitura, parte do dinheiro que seria usada para pagamentos salariais nesta legislatura, uma vez que o aumento dos subsídios foi vetado pelo ex-presidente da Câmara no final do ano passado e os salários dos vereadores foram mantidos exatamente como estavam.

Alinhado ao prefeito, fala em ‘fazer mais com menos’ e disse que vai manter a extinção de verbas de gabinete, cotas de combustível, diárias e aluguéis de veículos. “Estamos em ano de crise econômica. Queremos que o dinheiro público seja usado da forma mais responsável possível e o que sobrar será revertido à própria população”, ressaltou.

Câmara nos bairros

Incomodado com a falta de interesse da população em acompanhar as sessões eleitorais, André Bittencourt diz que fará uma divulgação mais forte do Legislativo nos bairros, chamando a participação popular. “Penso em fazer um trabalho de forma itinerante, para aumentar o contato direto com as pessoas. Também estaremos em contato mais direto com a imprensa e usaremos nossos veículos de divulgação oficiais para propagar melhor as nossas ações”, pontuou.

Ele diz ser necessário quebrar algumas barreiras. “Em alguns momentos a gente nota que os vereadores são inimigos da população, mas é o contrário disso! O vereador representa as pessoas. Não basta apenas criticar, tem que participar. Me preocupa, a falta de interesse das pessoas, muita gente critica o tempo todo, mas cria opinião política baseado na opinião de terceiros”, avalia.

Prometeu, ainda, aproximar a Casa de Leis das associações, entidades e presidentes de bairros. “São eles que captam as informações mais rapidamente. Queremos indicações para melhorar a cidade e o trabalho do vereador só tem sentido se este estiver totalmente próximo do povo”, disse.

Zona azul

Sobre o estacionamento rotativo, chamado popularmente de Zona Azul, Bittencourt afirma que ‘não é contra nem a favor’, mas que o sistema de cobrança precisa ser melhorado. “A Zona Azul era um anseio da população, mas penso que a forma de cobrança precisa ser mudada. Já conversei com o prefeito e vamos apoiar a população. Não se encontrava espaço para estacionar no centro, mas não podemos ser levianos e levantar bandeiras sem o conhecimento exato do que de fato acontece. E para isso, temos que ouvir a empresa que opera o serviço e os usuários. Temos que ser cautelosos, antes de tomar qualquer decisão”, salientou.

Lixo, energia, água e esgoto

André considera os principais serviços prestados à população adequados, como a coleta de lixo, a distribuição de água e de energia. Porém, não descarta a realização de audiências públicas, para entender melhor os anseios dos moradores da cidade.

“Sobre o lixo há um projeto que vai passar pela Câmara, então vamos analisar de forma coesa e chamar os interessados para um debate. A prefeitura tem condições de fazer um novo aterro? Não sabemos. Estamos atrás destas respostas. Qual o investimento que essa suposta empresa que quer assumir a coleta fará no município? Quanto vai economizar? Quantos empregos vai criar? Nós temos condições de bancar uma empresa deste porte, sem onerar a população? São essas informações que temos que buscar! A Sanesul evoluiu muito com o passar dos anos e o secretário de infraestrutura já está tomando as providências necessárias para os ajustes. Já a Elektro, acho que quem deve pontuar as falhas são os moradores. Haverá conversas sobre pontos falhos e nós estaremos aptos a apoiar os moradores, que pagam esta conta”, prometeu.

Futuro

André finaliza a entrevista, dizendo que enxerga Três Lagoas ‘com bons olhos e mobilização politica’, e agradece aos eleitores e população em geral. “É um momento impar na minha vida, em que tive o respaldo de tantos amigos e dos meus eleitores. Me sinto representante dos mais de 115 mil habitantes da minha querida cidade e posso garantir que vou trabalhar com seriedade e dedicação para orgulhar a minha família e o meu filho. É uma cidade de gente acolhedora e de bons amigos. Agora é o momento de retribuir a população que acreditou em mim”, finalizou.

 

Rogério Potinatti 

 

Compartilhe

0 Comentários

Escrever Comentário



(não será divulgado)







 
© 2009 MS NOTÍCIAS - Todos os direitos reservados