Terça-feira, 23 de Janeiro de 2018
Início / Notícias / Saúde
Fonte:
3 de janeiro de 2018
Já ouviu falar de gordura do bem?
Jessica Silva

Então, o abacate é um bom exemplo.

Embora muitos tenham tanto receio de gorduras, elas são fundamentais para a nossa saúde, precisamos delas para energia e também para a absorção das vitaminas lipossolúveis.

 

O abacate é uma fruta composta em sua maior parte por gorduras. Tanto é que ao degustar notamos uma fruta bem cremosa.

 

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos (TACO), o abacate tem 96 calorias em cada 100 gramas. Muitas destas calorias vêm de gorduras do tipo monoinsaturada, excelente por beneficiar a saúde cardiovascular.

 

Porém, a grande riqueza do abacate está nos nutrientes e fitoquímicos que o compõem, que são substâncias que fortalecem nosso organismo. Fruta farta em vitaminas do complexo B, vitaminas C, A, E, K, magnésio, fósforo, potássio, fibras, cálcio, coenzima Q10, e outros.

 

Para desmistificar já vou logo dizendo que esta fruta não eleva o colesterol, pelo contrario, ajuda a reduzir a absorção do colesterol, e ainda elevar o HDL que é uma fração protetora ao organismo, devido a presença de beta-sitosterol.

 

Contendo ácido fólico, além de betaína e colina, esta fruta protege a saúde do coração, pois estas vitaminas ajudam na redução da homocisteína. A elevação desta homocisteína está associada ao grande risco de doenças cardiovasculares e infarto do miocárdio.

 

Excelente fonte de potássio, o abacate tem um efeito diurético que pode auxiliar na excreção de sódio e melhorar a pressão arterial e possíveis inchaços.

 

Ainda nos protege contra hemorragias favorecidas pelo bom poder de coagulação da vitamina K presente nesse alimento.

 

Excelente fonte de magnésio, que é um mineral necessário para mais de 300 reações dentro do nosso organismo. No abacate tem mais magnésio do que cálcio, relação que favorece ainda mais a absorção do cálcio, prevenindo a osteoporose.

 

O magnésio também ajuda na redução de cãimbras, na eliminação de toxinas pelo fígado e controle da pressão arterial, proporcionando um bem estar geral.

 

Rico em carotenoides o abacate tem muitos benefícios contra a catarata e degeneração macular, além de melhorar a memória, pois dentre estes carotenóides temos a luteína, com grande poder antioxidante.

 

Por ser uma fruta que contem ácido fólico, importante para a formação do tudo neural do bebê, ela é muito indicada para gestantes.

 

Super interessante é o bom  nível de glutationa peroxidase presente no abacate, que é a enzima de maior poder antioxidante, capaz de proteger nosso organismo dos efeitos danosos do excesso de radicais livres, promover um envelhecimento saudável e até proteger contra vários tipos de câncer.

 

Também vale lembrar o baixo teor de açúcar dessa fruta, pela pequena quantidade de carboidrato, que é uma qualidade rara em frutas, e isso contribui para um melhor índice glicêmico do alimento, controlando assim a hiperglicemia e melhorando a saciedade e peso.

 

Por falar em peso, embora rico em gorduras, o abacate auxilia no emagrecimento justamente por conter, o já citado, beta-sitosterol que ajuda no controle do estresse e na ação antiinflamatória o que são fundamentais para o emagrecimento. 

 

Quando penso em abacate sempre me lembro que ele tem Coenzima Q10, que é um dos mais importantes antioxidantes lipossolúveis, que reage diretamente com os radicais livres, melhorando a fadiga, a força muscular e a energia celular.    

 

Com tantos benefícios vale a pena cuidar também na hora de consumir. Nem pense em adicionar açúcar ao abacate. Saiba que ele fica muito bom na forma de salada. Veja minha sugestão:

 

Salada de Abacate

Ingredientes:

1 abacate descascado e picado em cubos

3 tomates (bem firmes) picados em cubos

½ cebola roxa picadinha

1 punhado de salsinha picada

1 colher (chá) de sal

Molho de pimenta vermelha – a gosto

Suco de 2 limões espremidos

Azeite de oliva extravirgem – a gosto

1 pé de alface americana

 

Preparo:

Lave as folhas de alface, escorra e pique-as em fatias. Coloque numa saladeira e reserve.

Os demais ingredientes devem ser picados e misturados. Coloque-os sobre a alface picada e regue com azeite. Sirva geladinha esta deliciosa salada.

 

Compartilhe

0 Comentários

Escrever Comentário



(não será divulgado)







 
© 2009 MS NOTÍCIAS - Todos os direitos reservados