Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019
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4 de junho de 2019
Tapioca engorda: Mito ou verdade?
Ingredientes calóricos do recheio comprometem a dieta.
Postado por Jessica Silva

 Nem todo alimento que é saboroso é necessariamente calórico. Muitas pessoas acham, por exemplo, que a tapioca engorda. Será que esse palpite é mito ou verdade? Confira a opinião da nutricionista Adriana Pittelkow e saiba se esse prato pode representar uns quilinhos a mais na balança.

 

Mito. Segundo Adriana, um dos principais motivos pelos quais a tapioca ganhou popularidade recentemente é por ser um alimento livre de glúten. Além disso, a nutricionista explica que ela é uma opção de baixa caloria, sendo ainda absorvida mais lentamente que o pão.

 

“Ela se tornou a queridinha das de emagrecimento. A tapioca não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten que colabora para o aumento da inflamação do organismo e o aumento da gordura abdominal. Por isso, pode ser consumida também por diabéticos”, completa.

 

Ainda em termos de emagrecimento, a tapioca é considerada uma fonte de energia, o que contribui para um melhor rendimento na prática de diárias. Ela também proporciona sensação de saciedade por muito mais tempo, deixando o metabolismo ativo, ajudando na redução de gordura e na queima de calorias.

 

Tapioca engorda se o recheio for calórico

 

Assim como tudo na vida, o consumo também exige moderação, pois 50 gramas da massa têm em torno de 70 calorias. A sugestão da nutricionista é optar por comer o alimento numa refeição principal, podendo ser café da manhã, almoço ou janta.

 

Outro cuidado necessário é com o recheio. “Recheá-la com ingredientes muito calóricos faz com que a tapioca engorde, sim”, adverte Adriana. Porém, se tomar cuidado com o conteúdo e comer na medida certa, você não terá problemas com as calorias.

 

Aliás, além da questão calórica, a tapioca possui outros benefícios. Por ter vitaminas de complexo B, vitamina K, sais mineiras, ferro, cálcio e fósforo, ela pode ajudar, entre outros fatores, para:

 

- Aumento da função imune

 

- Proteção contra doenças cardíacas

 

- Retardo do envelhecimento

 

- Alívio de doença cardiovascular

 

- Alívio da hipertensão

 

- Prevenção da osteoporose

 

- Redução do risco de diabetes tipo 2

 

- Alívio da tensão pré-menstrual (TPM)

 

- Redução do colesterol

 

- Proteção antioxidante.

 

Receita de tapioca natural light

 

Agora que você já conhece os benefícios e sabe que tapioca não engorda, que tal incorporar essa iguaria ao seu cardápio? Confira uma receita de tapioca natural criada pela nutricionista.

 

Ingredientes:

 

- Goma pronta e hidratada para tapioca

 

- ½ tomate cortado em cubos

 

- 1 colher de sopa de queijo cottage light

 

- Orégano a gosto

 

- Azeite a gosto

 

Modo de Preparo:

 

Com posse dos ingredientes, mãos à massa. Primeiro, peneire uma porção de tapioca hidratada em uma vasilha. Em seguida, aqueça uma frigideira antiaderente e, com uma colher, polvilhe a tapioca, preenchendo toda a superfície da panela com a goma.

 

Na sequência, passe a colher sobre a tapioca para que um lado não fique maior que o outro, tornando-a plana e uniforme. Então, deixe aquecer na frigideira por cerca de cinco minutos e, depois, basta acrescentar o recheio e enrolá-la. Para finalizar, coloque com um fio de azeite sobre o recheio. Pronto! Agora, é só se deliciar!

 

 

Vivo Mais Saudável, informação que faz bem.

 

 

 

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