Domingo, 21 de Julho de 2019
Início / Notícias / Geral
Fonte:
26 de junho de 2019
Culinaristas sugerem receitas fitness para fugir da tradição
Opções são ideais para quem quer variar a alimentação sem fugir da dieta. Receitas indicadas são livres de glúten e têm, em média, 350 calorias.
L

Peru, tender, panetone, nozes e uvas-passas são as atrações principais, mas a tradição nem sempre agrada a todos. Para aqueles que estão cansados da mesmice ou mesmo a fim de inovar, duas culinaristas alagoanas dão dicas para compor uma ceia saudável e diferente.

Algumas receitas que são excelentes opções para aqueles que estão em busca de uma alimentação menos calórica ou com restrições alimentares, como é o caso dos celíacos (pessoas com intolerância a glúten).

Pratos congelados saudáveis podem ser opção rápida para montar a base de uma ceia (Foto: Jonathan Lins/G1)Pratos congelados saudáveis podem ser opção rápida para montar a base   (Fotos: Jonathan Lins)

As opções são peixe branco, risoto de filé mignon, ratattouile (um combinado de vegetais de origem francesa) e bobó de camarão. Todos os pratos podem ser combinados com saladas a gosto, e têm cerca de 350 calorias, já contando com a sobremesa.

Quem quiser, também pode complementar com as oleaginosas que são típicas da época, como castanhas do pará e de caju, nozes, amêndoas e sementes, de linhaça ou chia, que são fonte de fibras, ômega-3 e ricas em vários micronutrientes.

Confira a seguir o passo a passo de cada prato:

Peixe branco em crosta de amêndoas servido com ratatouille e bobó de camarão

peixe branco (Foto: Jonathan Lins/G1)Ingredientes (6 porções):

1kg de posta de Meca
Sal e pimenta à gosto
2g de ervas finas
Suco de 2 limões
20g de azeite de oliva
500g de aipim
500g de camarão miúdo
200g de tomate
50g de cebola
5g de colorau
200ml de leite de coco
1 beringela e abobrinha

Peixe: Tempere o peixe com sal, limão e ervas, deixe a chapa aquecer. Grelhe o peixe e reserve.

Bobó: cozinhar o macaxeira sem o talo com água e sal. Deixar ficar bem mole. Em outra panela, refogue o camarão com a cebola, adicione o sal,  pimenta, colorau e o tomate. Refogue bem e adicione o leite de coco. Asse bem a macaxeira e misture o camarão com leite de coco.

Rattattouile: Corte em cubos a abobrinha e a berijela, cozinhe no vapor, deixando ainda crocante. Depois, coloque uma pitada de sal e pimenta.

Montagem e informações nutricionais:

Acrescente ao filé de peixe uma crosta de amêndoas e sirva acompanhado do bobó de camarão, ratatouille e salada fria montada a gosto. As amêndoas podem ser substituidas por castanhas.

Calorias por porção: 425 Kcal.
 

 

 

 

Risoto de File Mignon com Panquecas de banana e goji berry

Risoto integral de filé mignon com panquecas de banana com whey (Foto: Jonathan Lins / G1)Ingredientes:

Risoto (10 porções)
1 Kg Filé mignon cortado em cubos pequenos
500g de arroz integral
150g de queijo tipo Quark
4 ½  copos de água quente
100g de cebola triturada
25g de alho triturado
15g de salsinha bem picada
15g de cebolinha verde
200g de tomate triturado
Sal e Pimenta do reino moída

Panqueca (4 porções):
2 bananas
100ml de leite de coco
100g de farinha integral
50g de farinha de aveia
1 ovo
50g de whey
5g de sucralose

Risoto: Aqueça a panela, coloque a cebola, alho, salsinha e cebolinha e deixe refogar, em seguida colocar o filé mignon. Quando a carne estiver bem refogada, adicione sal, pimenta e o tomate e deixe ferver por 2 minutos.

Adicione o arroz e o queijo Quaker e misture bem. Depois, acrescente a água e mexa. Quando começar a ferver, deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos em fogo baixo, sempre mexendo para não grudar no fundo, se necessário, adicione mais água.

Panqueca: Separe a banana para rechear. Bata os outros ingredientes no liquidificador por 1 minuto. A massa está pronta para ir à frigideira. Passe as bananas e recheie.

Montagem e informações nutricionais:

O risoto deve ser acompanhado de uma salada fria, de preferência com folhagens escuras, como brócolis e rúcula, e arroxeados como cebola e repolho roxo. As panquecas podem ser cobertas por goji berry (um tipo de frutas vermelhas) ou uvas-Passas.

Calorias por porção: 444 Kcal

 

 

 

 

Compartilhe

0 Comentários

Escrever Comentário



(não será divulgado)







 
© 2009 MS NOTÍCIAS - Todos os direitos reservados